Seu nome:

Sua empresa:

Clientes


Confira aqui alguns de nossos clientes:


Novidades para a NF-e em 2012



Novidades para a NF-e em 2012

 Depois das versões da NF-e e da NF-e 2.0, entra em pauta a versão NF-e 2G que já está em testes em empresas como a Petrobras e lojas Renner.

Dentre as novidades da NF-e 2G estão, o conhecimento das notas emitidas para determinado destinatário, manifestar-se em caso de desconhecimento da operação, informar a devolução parcial ou total da mercadoria, dentre outras novidades listadas no texto abaixo.

Visando o bem estar de nossos clientes, a Centrium Informática já está em processo de desenvolvimento da NF-e 2G, para que assim que determinada, seja implantada em nossos clientes.

 ENCAT aponta novidades para NF-e em 2012

O ENCAT (Encontro Nacional de Administradores Tributários Estaduais) já aponta diversas novidades para as Notas Fiscais Eletrônicas agora em 2012. Este ano, o ENCAT vai se concentrar na implantação do processo de evolução da NF-e, que está sendo chamada NF-e de Segunda Geração (NF-e 2G).

Informações importantes:

A NF-e 2G vai possibilitar maior integração entre diversos sistemas, Secretarias de Fazenda Estaduais, Receita Federal do Brasil e demais empresas e órgãos envolvidos no processo de produção, comercialização, transporte e controle de trânsito de mercadorias.

Os primeiros eventos já foram mapeados e estão em fase de testes em empresas como Petrobras, Panarello, Gerdau, Lojas Renner, AGCO.

Entre esses eventos estão:

Manifestação do Destinatário:

  • Antes do conceito da NF-e 2G o destinatário da mercadoria não participava do processo de validação da autenticidade do documento fiscal, a não ser quando era intimado pelo fisco para circularização de informações. Com a implantação desse evento o destinatário da mercadoria, localizado em qualquer Unidade Federada, poderá:
    1. Tomar ciência, todas as vezes que forem emitidas NF-e onde este aparece como destinatário (Evento - Ciência da Operação);
    2. Realizar o download da NF-e, no ambiente da Administração Tributária, para as operações onde foram registradas a ciência da operação e o emitente deixou de enviar o arquivo XML da NF-e (Evento - Download da NF-e);
    3. Manifestar-se, informando que desconhece a operação, quando não reconhecer a autenticidade da operação comercial informada pelo emissor, que está, indevidamente, utilizando sua Inscrição Estadual com o intuíto de fraudar a Administração Tributária (Evento - Desconhecimento da Operação);
    4. Confirmar o recebimento da mercadoria, quando da entrada dos produtos em seu estabelecimento (Evento - Confirmação do Recebimento);
    5. Informar a devolução total ou parcial da mercadoria, quando as mercadorias recebidas não atenderem as especificações contidas no pedido (Evento - Devolução de Mercadorias).

Ainda neste ano de 2012 outros importantes projetos estão em andamento, como:

  • Denegação Interestadual de NF-e para contribuintes inaptos;
  • Implantação da Sefaz Virtual de Contingência;
  • Desenvolvimento do conceito e implantação da NF-e de Retificação (solução definitiva para substituição do cancelamento), entre outras ações.

Saiba mais no documento ENCAT

 Fonte: ENCAT

 

 




Saiba Mais

1 | 2

Onde Estamos